Com base na fórmula da amostra selecionada os componentes são misturados, aplicados e polidos no próprio local, sobre um substrato previamente preparado.
Esta técnica permite instalar amplas áreas contínuas, no interior ou no exterior, do qual resulta uma superfície de pavimento uniforme.
Por outro lado, é um sistema que possibilita a utilização de juntas decorativas para a inclusão de logotipos ou padrões personalizados de qualquer natureza.
Os elementos em terrazzo pré-fabricado são produzidos em ambiente fabril e habitualmente utilizados para complementar o revestimento dos pavimentos, em formatos tais como degraus, rodapés ou painéis de parede. Outras tipologias de fabrico incluem, por exemplo, bancadas, lavatórios, soleiras ou bases de duche.
Na MC&C criamos formas personalizadas através de moldes, os quais são preenchidos manualmente com a mistura de terrazzo e submetidos ao processo de acabamento, sendo posteriormente instalados no local pela nossa equipa.
O terrazzo resulta da combinação entre a textura orgânica dos agregados com uma base ligante de cor homogénea. A partir de uma ideia conceptual que define uma palete de cores e o ambiente pretendido, existem três componentes fundamentais que devem ser definidos: a matriz (base), os agregados e os perfis divisórios.
Sendo um processo de base artesanal e produzido com elementos naturais, as variações na aplicação são uma característica intrínseca que o torna num revestimento distinto. As opções de personalização que o terrazzo oferece são infinitas e na MC&C prestamos acompanhamento ao processo de conceção único de cada projeto.
Quer pretenda um projeto discreto, artístico, clássico ou contemporâneo, apresentamos todas as soluções e produtos necessários a um resultado exclusivo.
Ao escolher a referência de terrazzo, além das decisões evidentes em torno da sua aparência, é essencial considerar as diferenças entre os dois componentes de ligação mais comuns – cimento e resina.
Esta escolha determina as propriedades físicas da solução final, entre elas a espessura de instalação, o espaçamento entre juntas e até mesmo a granulometria máxima dos inertes que é tolerada. O sistema de terrazzo original utiliza uma base cimentícia, contudo um agente de ligação como a resina epoxídica é preferencial quando se procuram valores de desempenho técnico superiores, que um aglomerado de cimento carece em muitos dos seus atributos.
A MC&C disponibiliza ainda outras resinas de alto desempenho para instalações especiais, tais como o revestimento de espaços exteriores ou tanques de piscina. No que diz respeito à tonalidade da base, é possível fazer corresponder a cor da resina a referências dos mais diversos catálogos de cor – RAL, NCS, PANTONE, etc – ou escolher um dos pigmentos naturais disponíveis em bases de cimento. Estas decisões relativas à matriz definem o aspeto geral da solução que se pretende alcançar.
O próximo componente fundamental de seleção são os inertes. Apenas 30% da mistura de terrazzo consiste na matriz, enquanto que os restantes 70% são agregados. A pedra é um dos inertes mais comuns, mas a criatividade pode levar às misturas mais variadas, por exemplo ao utilizar desperdícios de tijolo ou até mesmo terrazzo reciclado.
Sucintamente, existem: os agregados naturais – como a pedra mármore, quartzo, granito; os agregados exóticos – como a madrepérola, seixo, conchas; e outros agregados reutilizados – como o vidro, espelho, porcelana ou plástico. Paralelamente à tipologia dos inertes, também a sua granulometria e composição percentual são fatores a considerar ao formular uma amostra personalizada: existe o micro terrazzo, o terrazzo padrão, o terrazzo veneziano e o terrazzo paladiano.
A escolha entre uma destas composições fará variar a espessura do sistema a aplicar, sendo que o terrazzo padrão com resina epoxy apresenta uma espessura média após instalação de 6mm, enquanto que o terrazzo veneziano varia entre os 10 a 15mm. A solução de terrazzo paladiano é excecional no sentido em que grandes pedaços de pedra são individualmente, e manualmente, dispostos no pavimento e as juntas entre eles são preenchidas com uma mistura de terrazzo: uma técnica ancestral de alta qualidade e que permite um resultado ímpar.
A vasta combinação entre a tipologia, cor e tamanho dos inertes permite a criação de soluções de terrazzo exclusivas para cada projeto.
Os perfis são usados tanto para desempenho do pavimento quanto para estética. As juntas de trabalho preservam a integridade do terrazzo, prevenindo fissuras devido a movimentos no substrato. Perfis não aplicados sobre juntas de construção têm função decorativa, delimitando cores, texturas, e transições para outros revestimentos. Disponíveis em zinco, alumínio, latão ou PVC, e em espessuras de 1.5mm, 3.0mm e 6.0mm (ou especiais até 40mm), permitem um efeito contínuo em grandes áreas, com juntas discretas e em cor idêntica à base da mistura.
Na MC&C trabalhamos com os nossos clientes ao longo de todo o projeto, desde a seleção dos materiais adequados, à apresentação das soluções técnicas que vão de encontro às intenções pretendidas. Além de ser um revestimento versátil e único, há que garantir os seus excelentes níveis de desempenho para que o resultado seja um produto de qualidade.
Saiba maisDe forma a garantir o melhor resultado possível, a preparação da base que recebe a mistura é tão importante quanto a instalação em si. O terrazzo comporta-se como uma lâmina de revestimento e reage aos movimentos do substrato onde é aplicado. Por este motivo, quaisquer reparações devem ser previamente corrigidas de acordo com os requisitos de desempenho do pavimento,
SAIBA MAISNa MC&C trabalhamos com os nossos clientes ao longo de todo o projeto, desde a seleção dos materiais adequados à apresentação das soluções técnicas que vão de encontro às intenções pretendidas.
A utilização do terrazzo como um revestimento versátil e único é certamente um dos valores que praticamos, mas acima de tudo garantindo excelentes níveis de desempenho que garantem a qualidade do produto. Isto significa que todas as definições e condições do projeto devem ser abordadas previamente à instalação para que façam parte integrante da solução. Cada um dos componentes de um sistema terrazzo deve ser analisado, e além da seleção da amostra há que definir o acabamento pretendido (que depende não só dos objetivos do cliente, como também dos requisitos do tipo de utilização), a disposição dos perfis a aplicar, e os pormenores de transição com outros materiais.
Adicionalmente, se o projeto incluir peças pré-fabricadas, também as suas cores, formatos, dimensões e acabamentos devem ser determinados. Além dos detalhes de cariz decorativo, existem produtos e acessórios que dão resposta a determinadas necessidades técnicas do projeto, onde se incluem os primários, selantes, membranas impermeabilizantes ou de reforço estrutural.
A nossa empresa garante um acompanhamento de projeto contínuo e trabalha no sentido de alcançar os objetivos dos clientes, através da recomendação dos produtos e serviços que se adequam às suas necessidades.
De forma a garantir o melhor resultado possível, a preparação da base que recebe a mistura é tão importante quanto a instalação em si.
O terrazzo comporta-se como uma lâmina de revestimento e reage aos movimentos do substrato onde é aplicado. Por este motivo, quaisquer reparações devem ser previamente corrigidas de acordo com os requisitos de desempenho do pavimento, de forma a obter uma base de trabalho estável, plana e limpa.
Após esta preparação, a nossa equipa inicia o processo de instalação com a disposição das juntas de dilatação ou perfis de layout; em seguida, e de acordo com as amostras selecionadas e as suas fórmulas exatas, a mistura é preparada em obra e espalhada manualmente sobre o suporte; ainda antes de se iniciar o processo de cura do terrazzo, o pavimento é alisado mecanicamente para comprimir a mistura e eliminar possíveis bolhas de ar.
O tempo de secagem varia consoante as condições de obra, período após o qual a equipa dá início às etapas de desbaste e lixagem até obter uma superfície lisa e contínua, concluindo com um polimento e selagem final onde a estereotomia e cores do terrazzo são finalmente revelados. No caso de existirem elementos pré-fabricados, a equipa prepara todas as superfícies e procede à sua instalação utilizando agentes de ligação específicos para cada caso.
As superfícies em terrazzo são de fácil manutenção e limpeza, pelo que após a conclusão da instalação devem ser cuidadas de acordo com as instruções fornecidas, garantindo assim o seu desempenho a longo prazo e as características estéticas pretendidas.